Notícia

Comunicar é Preciso

Publicado por: Lucivan Oliveira
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Em: 10/02/2015 11:00
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Segundo as últimas pesquisas realizadas pelo Portal de Trade PDV News, 51% dos novos lançamentos foram descobertos no Ponto de Venda, sendo assim direto na gôndola e muitas vezes através de Ações Promocionais, contra 18% da internet e 31% na televisão, a briga está ficando cada vez mais acirrada e a comunicação no PDV depende além de muita criatividade, acerto nos materiais ideais para uma boa comunicação com o Shopper.

A personalização é cada dia mais essencial. O Shopper, diferente do consumidor comum, é o cliente que pensa, pondera e decide a sua compra. Ele avalia criteriosamente o custo x benefício do bem adquirido, e sofre uma influência diferenciada no ponto de venda. É o cliente que preza o relacionamento com a empresa, que valoriza o contato, a exclusividade, que pesquisa sobre a empresa nas redes sociais, que conhece a concorrência.

Se comunicar é preciso, o que pode ser feito para sair na frente, ou ao menos competir de igual pra igual com os líderes de mercado?

Treinamento da equipe de campo (Merchandising), manuais de Merchandising simplificados (sugestão aos modelos de bolso), com planogramas e pontos de ativação e sugestões de zonas quentes, incentivar o bom relacionamento com o Varejo (ser amigo do gerente ou supervisor da loja ou seção é fundamental), isso é primordial para o aumento de resultados. Excelentes promotores e vendedores conseguem pontos extras para exposição de seus produtos em função do seu bom relacionamento e de seus argumentos. Estar bem preparado na hora de ativar um produto promocional dentro do Ponto de Venda é fundamental.

Por: Renato Santhinon. Publicitário e Professor do Curso de Criação e Positivação de Materiais de Merchandising e Trade Marketing no Ponto de Venda.

Fonte: Dag Online / PDV News